• banner1
  • banner2
  • banner3
  • banner4
  • banner5

Meio Ambiente e Agricultura Biodinâmica.

Meio Ambiente e Agricultura Biodinâmica.

 

Quando se fala em Meio Ambiente, é natural se associar o termo a matas, rios e todos os ambientes naturais. Não deixa de ser, mas há uma tendência de nos percebermos longe, afastados, isolados do que é natural. Isso é um equívoco. Nós também somos a natureza, somos o ecossistema. É preciso resgatar o conceito de Meio Ambiente como todo o complexo que sustenta a vida, incluindo a humana.

 

Desta perspectiva, a saúde está intrinsecamente vinculada à vitalidade do alimento e dos seus sistemas de produção e, estes, às relações com o que é natural. Alimento saudável é aquele produzido da forma mais natural possível, sem agroquímicos ou excesso de processamentos.

 

O alimento biodinâmico possui vitalidade, pois o ser humano precisa da energia que o acompanha, tanto quanto de suas substâncias. Biodinâmico é alimento não só para o corpo, mas também para a alma. Além de ser orgânico, sua produção utiliza conceitos vinculados ao processo de regenerabilidade do solo, mantendo-o vivo.

 

O primeiro conceito é o de organismo agrícola, pelo qual todas as atividades de uma propriedade são integradas como ocorre num organismo vivo. O segundo conceito é o uso de preparados homeopáticos na plantação. O terceiro é o uso de um calendário astronômico agrícola com as datas corretas para plantio, colheita, poda e outras atividades.

 

Trata-se de uma prática agropecuária autônoma baseada na observação das condições locais em conjunto com o conhecimento das forças não locais que atuam permanentemente sobre a vida. Trabalha na regeneração da vida do solo, mais do que no mero fornecimento de elementos químicos para a formação vegetal.

 

Qual a sua origem? Em 1924, Rodolf Steiner vinha trabalhando os conceitos da Antroposofia e foi convocado por um grupo de agricultores para lhes dar dicas sobre como se poderia fazer uma agricultura vital, uma vez que com a agricultura extensiva e o uso de agroquímicos, as plantas e os alimentos, estavam perdendo a vitalidade. Surgiu, então, a agricultura biodinâmica que vem se desenvolvendo no Brasil pela ação da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica – ABD.

 

Além de produzir alimentos saudáveis, a Agricultura Biodinâmica mantém o solo vivo para as próximas gerações, não polui as águas nem tampouco o ar ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de transporte de insumos de longas distâncias, favorecendo muito a qualidade ambiental.

 

Compartilhar